Artigos
4 razões para sua clínica receitar a eletroconvulsoterapia em casos refratários
O tratamento de casos refratários na clínica tem uma grande aliada na eletroconvulsoterapia (ECT). A técnica tem apresentado um melhor custo-benfício do que o tratamento farmacológico para alguns casos.
Principais benefícios da eletroconvulsoterapia para casos refratários
A rapidez da resposta da ECT em relação ao tratamento medicamentososo constitiu a principal vantagem do tratamento.
Alguns cuidados que sua clínica deve ter ao tratar pacientes com depressão refratária
Num artigo deste ano, 2018, foi feita uma revisão bibliográfica e uma apresentação de algumas indicações para tratamento de pacientes com depressão grave e refratária através do tratamento com eletroconvulsoterapia (ECT) de manutenção após o curso do tratamento parea fase aguda inicialmente recomendado
Indícios de que seus pacientes refratários precisam de um novo tipo de tratamento
É comum a frustração mútua diante de um impasse no tratamento do(a) paciente refratário(a).
Como lidar com pacientes psiquiátricos que não respondem ao tratamento convencional?
No manejo clínico às vezes surgem questões sobre a condução de um caso específico. Incluir as dimensões biológica, psicológica e social numa abordagem terapêutica das doenças psiquiátricas é o que geralmente se preconiza na literatura especializada e na prática clínica.
5 livros sobre terapia de casos refratários que você deve ler
Algumas leituras envolvendo terapias de casos refratários para você conhecer.
Seu paciente apresenta demora na resposta ao tratamento psiquiátrico convencional?
Muitas vezes a expectativa de quem procura um(a) psiquiatra é a solução rápida e definitiva: apresentadas as queixas, o(a) profissional faria um pronto diagnóstico e já encaminharia um tratamento efetivo.
Como minimizar os efeitos colaterais dos remédios psiquiátricos
Todo o tratamento medicamentoso é passível de apresentar efeitos colaterais e assim é preciso atenção e cuidado ao se administrar a farmacoterapia.
Como lidar com casos psiquiátricos refratários?
Casos que parecem estagnados podem trazer angústia para o(a) profissional e a pessoa em atendimento. Polifarmácia muitas vezes multiplica os efeitos adversos, sem o correspondente efeito terapêutico. O que fazer quando uma estratégia tradicional não parece surtir efeito?
Nova Resolução CFM Psiquiatria
O Conselho Federal de Medicina atualizou e compilou todas as normativas sobre atos médicos em psiquiatria em uma única resolução:
Matéria ECT Revista Sou+ Eu
A realidade da eletroconvulsoterapia - depoimento da paciente Márcia, tratada no CAISM da Vila Mariana.
Presidente da ABP
Artigo do presidente da ABP, Dr. Antonio Geraldo: "Vida e liberdade", de 22/01/2012, extraído do Diário do Povo - PI.
Pesquisa sobre ECT
Sabemos que há grande demanda para eletroconvulsoterapia no sistema público de saúde (SUS), que não é atendida por conta da falta de financiamento federal.
Reportagem Veja Saúde Mental (recente)
Resposta à Veja PUBLICADO EM 29 DE NOVEMBRO DE 2011 A edição nº 2244 da revista Veja, datada de 23 de novembro, nos brindou com um conjunto de reportagens sobre a ciência.
Drogas e Dilma
Finalmente parece que a presidente Dilma está tomando consciência do que é a política de saúde mental deste país! “Tchau, drogado, volta amanhã”
Até a presidente Dilma parece insatisfeita com o atendimento pífio que o Brasil dá aos dependentes de álcool e drogas. Por que insistir no fracasso?
ECT - Folha de SP - Equilíbrio e Saúde
Artigo publicado no Jornal Folha de São Paulo de 02/11/2010, sobre ECT
Parabéns e abraços ao amigo Moacyr A. Rosa!
Revista "New Yorker": Suffering Souls - The search for the roots of psychopathy.
Dr. Kent Kiehl uses MRI technology to scan prison inmates for signs of pyschopathy in the hope of discovering a treatment.
Keywords: Psychopaths; Kiehl, Kent (Dr.); Doctors; Psychopathy; Prisoners; Western New Mexico Correctional Facility; Mental Illness
Senado acolhe crítica da ABP sobre política de saúde mental
A Associação Brasileira de Psiquiatria participou, na tarde do dia 19 de maio de 2009, de uma audiência na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado sobre a reforma da assistência em saúde mental no Brasil. A atividade, organizada em parceria com a Subcomissão Permanente de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde, deu início a um ciclo de debates sobre o assunto.
Revista Veja 2005 - Tratamento contra a depressão
Guia Tratamento de choque contra a depressão
O fim da década de 1980 marcou o início da era Prozac, na qual se acreditava no desenvolvimento de remédios capazes de curar a depressão. O entusiasmo era tanto que as novas drogas chegaram a ser batizadas de "pílulas da felicidade".
Ferreira Gullar: Uma Lei Errada - sobre a Reforma Psiquiátrica
Parabéns ao Ferreira Gullar pelo excelente artigo, que merece ser divulgado. Publicado na Folha de São Paulo, no dia de Páscoa de 2009. De fora do meio médico/psiquiátrico, oferece uma análise lúcida da Reforma Psiquiátrica Brasileira, destacando os efeitos sobre os principais interessados: pacientes e familiares.
Artigo sobre ECT - site redepsi
Segue link de artigo sobre ECT que escrevi na REDEPSI. Espero que seja útil. Link abaixo:
Vale tudo na hora de parar de fumar?
Matéria da Revista Saúde - Ed. Abril.
Entrevista com o Dr. Rafael Bernardon Ribeiro.
Eletrconvulsoterapia - Revista Piauí
Abaixo segue matéria publicada na Revista Piauí de junho de 2008. Muito feliz na descrição técnica do procedimento, mesclando casos reais de forma bastante envolvente. Nossa única crítica reside no título adotado, "ELETROCHOQUE", termo em desuso, out-to-date. Preferimos eletroconvulsoterapia por ser mais preciso, mais técnico no sentido médico e não ter associação com mau uso da eletricidade. Boa leitura!
Quando buscar ajuda
A decisão de procurar um profissional de saúde mental, particularmente o psiquiatra, nunca é fácil. Passa por uma série de mitos, preconceitos e estigmas. A primeira pergunta que muitos se fazem é: "se eu não sou louco, para que procurar o psiquiatra?"