Depressão
Depressão é uma doença grave e incapacitante, muitas vezes negligenciada, ou taxada no imaginário popular de "frescura" ou "falta de força de vontade".
Em geral, as pessoas levam anos para procurar ou conseguir ajuda - um caminho penoso que poderia ser abreviado. As doenças mentais,para que se tenha ideia, são a maior causa de anos perdidos por incapacitação, respondendo por 22% dentre todas as causas.
Dentro destes 22%, 42% são por depressão. Portanto, o problema é grave, custa muito em termos de sofrimento e econômicos.
Síntomas da Depressão
O transtorno é caracterizado por um humor predominantemente depressivo (tristeza, "estar para baixo") ou por perda da capacidade de sentir prazer por coisas que antes eram prazerosas. Além disso, alterações de sono e de peso (tanto para mais, quanto para menos), psicomotricidade (tanto lentificação, quanto agitação), perda de energia para a realização de atividades diárias, diminuição de capacidade de concentração, pensamentos de culpa e pensamentos de morte (desejo de morrer, ativa ou passivamente).
Também podem estar presentes sensações físicas como cansaço, peso no corpo, dores, entre tantas outras. Esta sintomatologia pode, por exemplo, aparecer durante um período de luto, não sendo diagnosticado um quadro depressivo. Nos esquecemos, também, que a tristeza é um sentimento normal, e que sentiremos tristeza em diversos momentos da vida. A depressão é diferente, pois é uma tristeza que não passa.
Estima-se que, ao longo da vida, cerca de 20% da população mundial deva desenvolver um quadro de depressão. Estes quadros são tratados com bastante sucesso com medicação antidepressiva, por períodos que variam de acordo com a intensidade e com a frequência das fases depressivas. Precisa de ajuda? Entre em contato: Agende uma Consulta