Transtornos Ansiosos
A ansiedade é uma emoção natural do ser humano. Um tipo de emoção primitiva, que compartilhamos com diversas espécies de animais, e serve para nos preparar para luta ou fuga. Um sentimento natural e transitório, que geralmente limita-se a alguns minutos, e é desagradável. Há aquele "friozinho" na barriga, tremores, aumento de sudorese, aumento dso batimentos cardíacos e uma sensação subjetiva de que algo vai acontecer, uma expectativa. Nos casos mais graves, podem vir pensamentos catastróficos, medos diversos, aumento da diurese (aumento de volume urinário), diarréia, náuseas, tonturas. Devemos dizer que a ansiedade tem seu papel benéfico, nos torna mais alertas para fugir de um perigo, como um ataque (cão, bandido, agressor). Também é importante um certo grau de ansiedade nos desafios cognitivos (prova, teste, exame): ela melhora o desempenho. Sem ela, poderia predominar um estado de apatia.
A velha máxima "tudo que é demais não presta" também se aplica neste caso. Ansiedade demais faz sofrer. Quando o indivíduo começa a ficar nervoso frente a situações que não são ameaçadoras, que não deveriam causá-la, podemos ter um transtorno psiquiátrico. O limite deve ser determinado pelo paciente em conjunto com seu psiquiatra.
A boa notícia é que hoje em dia temos um arsenal enorme de medicamentos e terapias para tratar a ansiedade, restabelecendo um funcionamento normal.
Tipos de transtornos
Ansiedade Generalizada
Caracterizada por ansiedade que possui múltiplos focos. As preocupações atingem diversos aspectos da vida do indivíduo como, por exemplo, ficar tenso por um atraso de alguém, desesperar-se ao toque de um telefone, entre tantas outras situações.
Fobias
Fobias são medos exagerados e injustificados, que limitam a vida do indivíduo. Os mais comuns são fobias por locais fechados (claustrofobia) e medo de altura. Existe também a fobia social, caracterizada por medo de se expor a outras pessoas, como uma timidez exagerada. Algumas pessoas chegam até a "travar" ao terem que preencher uma folha de cheque na frente de outra pessoa.
Pânico
Diferente do que a maioria das pessoas acreditam, o pânico não tem um motivo aparente. Pode até ter, mas acontece de maneira absolutamente inesperada. "Ah, eu tenho pânico de entrar em elevadores", na verdade caracterizaria um quadro de fobia. Ele normalmente acontece de maneira repentina e tende a apresentar uma duração auto-limitada de alguns minutos, dificilmente passando de uma hora de ansiedade.
Transtorno obsessivo compulsivo
Caracterizado por obsessões e compulsões. As obsessões são pensamentos intrusivos, que o indivíduo não consegue deixar de lado. Estes pensamentos geram uma ansiedade muito grande, que tendem a serem neutralizadas pelas compulsões, que são rituais criados para aplacar a ansiedade das obsessões. Por exemplo, podemos citar o caso de um indivíduo que acredite que suas mãos estão contaminadas por bactérias. Ele sabe que esses pensamentos são exagerados, mas não consegue controlá-los. Para diminuir a ansiedade desses pensamentos, o indivíduo passa a lavar as mãos constantemente (ritual compulsivo) para diminuir a ansiedade deste pensamento (obsessivo).